23 ABR 2020
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeitura disponibiliza dicas para auxiliar comerciantes durante pandemia
Secretaria de Comércio e Indústria orienta comerciantes do município com alternativas para lidar com a crise neste período de pandemia

O atual cenário de disseminação do novo coronavírus (covid-19) tem influenciado diretamente a economia, bem como a forma de comercializar e consumir produtos e serviços no Brasil.

Tais mudanças afetam diretamente os empreendedores e comerciantes do país, que precisam se adaptar à nova realidade e buscar soluções para seus negócios. Com o intuito de auxiliar os munícipes que obtêm sua renda por meio do comércio, a Secretaria de Comércio e Indústria de Aparecida disponibilizou uma série de dicas voltadas para a adequação dos negócios ao momento delicado em que o mercado se encontra.

“Em época de pandemia, as ações de vendas de seu negócio precisam ser ágeis. Mas além da rapidez para vencer os desafios, é preciso tomar muito cuidado com a abordagem comercial. Você deve estabelecer um elo de confiança e relacionamento com o seu cliente consumidor. Em outras palavras, use da criatividade para inovar seu discurso de vendas, pois o seu cliente está à procura de atenção, confiança, ajuda, e essa ajuda pode vir de sua empresa. Cada negócio tem prioridades, porém agora é  hora de agir de forma comunitária estreitando laços que serão convertidos em vendas”,  explica o secretário de Comércio e Indústria, José Fábio Moreira.

Diante do isolamento social e da impossibilidade de comercialização de produtos na forma tradicional, a internet e seus recursos tornam-se ferramentas essenciais para que os empreendedores sigam movimentando suas atividades comerciais. Tendo como bases a utilização da tecnologia e a automatização de processos, confira as dicas e orientações que visam auxiliar os comerciantes neste período repleto de dificuldades:

#Dica 1 – Use o WhatsApp Business

Não deixe de instalar a versão Business, que oferece todos os recursos e gera mais credibilidade para sua empresa. O aplicativo tem inúmeras funcionalidades que ajudam no relacionamento e aumentam as suas vendas. Uma delas é possibilidade de verificar as métricas.

#Dica 2 – Dedique tempo para o atendimento

Um dos maiores erros das empresas que usam o WhatsApp como ferramenta de relacionamento é não dar atenção em tempo integral para responder as mensagens.

#Dica 3 – Automatize os Processos

Crie uma lista de transmissão, ela aumenta a sua produtividade, porque libera uma única mensagem para vários clientes ao mesmo tempo. Basta você acrescentar os números dos seus clientes e enviar a mensagem como se fosse em um grupo.

#Dica 4 – Função Catálogo

Você sabia que já no segundo semestre de 2019, a função catálogo foi liberada aos brasileiros para aumentar as vendas? Permite que os clientes vejam os produtos disponíveis para quem tem loja virtual, junto do valor e tornando o processo mais ágil e prático.

#Dica 5 – Invista em Conteúdo Rico

Já falamos muitas vezes, e isso também é válido para a estratégia via WhatsApp, uma empresa não pode somente divulgar os produtos e serviços. Use a abuse do Marketing de Conteúdo para atrair e engajar sua audiência por meio de materiais ricos e relevantes. Não tente vender o tempo todo, você só vai prejudicar a sua reputação e ganhar a empatia dos seus clientes.

Fonte: Departamento de Comunicação Social