01 ABR 2020
COVID-19
Defesa Civil de Aparecida realiza treinamento para ocorrências envolvendo produtos perigosos e contaminação
O trabalho faz parte da preparação da equipe para situações relacionadas ao novo Coronavírus

O atual quadro da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil tem mobilizado profissionais de diversos setores em municípios de todo o país.

Neste sentido, visando a preparação para possíveis cenários envolvendo vítimas da doença na cidade, a Defesa Civil de Aparecida promoveu, nesta quarta-feira (1), um treinamento voltado para ocorrências com produtos perigosos ou contaminantes.

Para a realização do exercício prático, os profissionais da pasta participaram de uma situação fictícia cujo objetivo era a retirada de uma vítima que havia testado positivo para o Coronavírus.

Utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, a equipe fez todo o isolamento do local e seguiu os procedimentos para a remoção e encaminhamento do indivíduo aos cuidados do Samu, como detalha o Tenente Oliveira, responsável por coordenar as ações da Defesa Civil em Aparecida:

“Nós estamos simulando a situação em que um hospital de campanha conta com mais de 50 vítimas que  testaram positivo para o novo Coronavírus (COVID-19). Houve uma emergência e elas precisam ser removidas imediatamente. Todos os órgãos foram acionados, incluindo a equipe da Defesa Civil, que fez o isolamento da área, com as respectivas zonas e bases, e encaminhará as vítimas, por meio do corredor de descontaminação, até os cuidados do Samu de Aparecida”, explicou o Tenente.

Diante do quadro envolvendo a disseminação do novo Coronavírus no país, o treinamento torna-se fundamental na preparação dos profissionais para auxiliar a população neste momento crítico.

Texto e fotos: Luis Felipe Pereira

01/04/2020