13 ABR 2020
Promoção Social vai oferecer atendimento psicológico às pessoas em isolamento
Entre as ações da pasta, em meio à pandemia, estão a distribuição de cestas básicas e melhorias no albergue

A Promoção Social de Aparecida atenta às necessidades dos munícipes em situação de vulnerabilidade social e econômica, principalmente neste momento de pandemia, em decorrência da covid-19, tem trabalhado para diminuir as dificuldades das famílias.

Uma ação inédita na cidade que será realizada pela pasta em breve será a implantação, em virtude do isolamento social das famílias, que são atendidas nos CRAS e CREAS, de serviços de atendimento psicológico em forma de plantão. Os atendimentos serão realizados pelos psicólogos que trabalham na rede municipal. “O atendimento acontecerá três vezes por semana, por telefone, durante três horas (dentro do horário de serviço da promoção); se necessário haverá atendimento presencial em local previamente combinado. Esta é sem dúvida uma grande inovação e avanço nos nossos atendimentos, sem precedentes no município e na região”, explica Alexandre Dias.

Além disso, a Promoção Social já vem realizando outras ações, como a compra emergencial de 450 cestas básicas, sendo que dessas, 200 unidades já foram entregues. “Conseguimos junto ao governo do estado mais 250 cestas básicas que devem chegar em dez dias. Com isso estamos nos precavendo para uma futura demanda”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Promoção Social, Alexandre Dias.

Outra parceria que a Promoção Social fechou recentemente foi com o Fundo Social. Nela estão sendo selecionadas as famílias que estão em vulnerabilidade social, e que se enquadram nos critérios de repasse das doações recebidas pelo órgão.

Em andamento

Desde os primeiros decretos de quarentena e isolamento social, com o intuito de se evitar uma proliferação desenfreada do novo coronavírus, a secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social tem atuado intensamente.

O albergue municipal, por exemplo, mudou de local, em caráter emergencial para uma escola da cidade, passando a ter uma maior capacidade de atendimento, acolhida, segurança e conforto, com quatro refeições diárias. “E com a possibilidade, no caso da pandemia chegar a nossa cidade, conseguimos até dobrar a nossa capacidade de atendimento, com o máximo conforto dos dormitórios”, diz o secretário.

Além disso, foi fechado recentemente um convênio, a custo zero, com a unidade terapêutica Fazenda da Esperança, de Guaratinguetá, para os moradores de ruas e dependentes químicos que são encaminhados pelo município de Aparecida.

Fonte: Felipe Melo - Departamento de Promoção Social
Local: Aparecida / SP