Brasão de Armas


Brasão de Armas


Descrição Heráldica

Escudo português redondo partido e encimado pela coroa mural, característica das cidades. Em campo de ouro, no primeiro, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida em suas cores.

No segundo, campo de goles (vermelho), um coqueiro de sinopla (verde) e em baixo, uma barra de prata. Como suporte à destra (direita), um feixe de arroz e a senestra (esquerda) um ramo de café frutificado. No listel inscreve-se em campo de prata a divisa latina em letras de goles (vermelho): PRO FIDE ET PATRIA (Pela Fé e Pela Pátria). Por sobre a porta principal da coroa mural, um castelo de sinopla (verde).


Descrição da Simbologia

O escudo redondo da heráldica portuguesa lembra a nossa origem, sendo encimado pela coroa mural, símbolo dos munícipes e cidades outrora fortificados.

Em campo de ouro, por lembrar a riqueza da fé e civismo dos aparecidenses, a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e orago da cidade que tem seu nome. No segundo campo de goles (vermelho), por evocar o ardor patriótico do povo, um coqueiro de sinopla (verde) traduz o nome primitivo do local histórico da cidade outrora denominado “morro dos coqueiros”.

A faixa de prata lembra o Rio Paraíba, cuja história está ligada aos bandeirantes e, principalmente, por ter suas águas emergido a Santíssima Senhora Aparecida. Como suportes do brasão à destra (direita) e à sinistra (esquerda), hastes de arroz na sua cor natural, referentes à riqueza do município.

A coroa mural tem sobre sua parte principal um castelo, para lembrar à posteridade que Aparecida foi posto de comando das Forças Constitucionalistas no movimento de 1932.

No listel de prata com letras de gole (vermelho) a legenda PRO FIDE ET PATRIA (Pela Fé e Pela Pátria) é o apanágio da gente de Aparecida que vive com o pensamento elevado para Deus e para a Pátria.


Enviar por e-mail Imprimir