Defesa Civil


Defesa Civil de Aparecida

Endereço: Av. Getúlio Vargas s/n. - Portal de entrada da cidade

Telefones: (12) 3105-4191 / (12) 3104-4000


No Estado de São Paulo a Defesa Civil teve sua origem após os resultados desastrosos decorrentes das intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) que ceifaram inúmeras vidas devido à falta de rápida coordenação dos órgãos públicos e integração com as comunidades.

Em Aparecida a Defesa Civil foi criada em 06 de abril de 1977, sob o Decreto de nº 1.129/77, pelo então prefeito Municipal Alfredo Bourabebi se pautando nos objetivos de tomar medidas permanente, preventivas, de socorro, assistência e recuperação destinadas a evitar conseqüências danosas de eventos desastrosos, previsíveis e imprevisíveis, a fim de preservar o moral da população e restabelecer o bem estar social dos municípios atingidos.

A Defesa Civil é o instrumento de coordenação dos esforços de todos os órgãos municipais, como os demais órgãos públicos e privados, bem como da comunidade em geral.

Ela conta hoje com 42 (quarenta e dois) voluntários, imprescindíveis para um trabalho de excelência, sob a coordenação do Presidente da COMDEC – Coordenadora Municipal de Defesa Civil – João Paulo Rodrigues Bittencourt Ferraz do Amaral.

Possui ainda 02 (duas) viaturas que são utilizadas no desenvolvimento dos trabalhos preventivo, de socorro, de assistência e recuperação, se por ventura o evento danoso ocorrer em nosso município, restabelecendo a ordem e o bem estar social.

A importância da COMDEC advém da necessidade de existir nos Municípios um sistema permanente destinado a tratar de assuntos de Defesa Civil, para proteção da comunidade e seus bens nas ocorrências de eventos desastrosos, quer sejam naturais ou tecnológicos.

Embora a Defesa Civil de Aparecida tenha 29 anos de formação passou a ser mais atuante nos últimos anos, onde perceberam a importância e a necessidade de se manter ativo esse instrumento em prol da sociedade.

A Defesa Civil vem desenvolvendo inúmeros trabalhos junto aos nossos munícipes, seja no âmbito da prevenção de sinistros ou no socorro após o ocorrido, participando no apoio a festas com grande aglomeração de pessoas, como, por exemplo, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Encontro Nacional de Companhias de Reis, Festa de São Benedito, entre outros.

Procura-se sempre manter um corpo de voluntários treinados para diversos tipos de ocorrências do cotidiano, como Primeiros Socorros, Noções de Combate a Incêndio, Capacitação para Avaliação em áreas de risco, na prevenção de acidentes em geral.

“Defesa Civil - Necessária nas emergências, indispensável durante as calamidades, útil todos os dias.”


Enviar por e-mail Imprimir