24/11/2017 18h17 - Atualizado em 24/11/2017 18h17

Aparecida sedia encontro regional sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis


Aparecida sedia encontro regional sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis


A vice prefeita, Dina Moras, esteve hoje na reunião do Plano de Ações e Metas dos municípios prioritários da DRS XVII para o Programa de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais. O encontro contou também com as participações da Secretária de Saúde de Aparecida, Maria Eliane Pereira de Morais, da Drª Cristina Andraus, coordenadora regional do Programa, além de diversos profissionais da Saúde de Aparecida e Região.

Saiba mais sobre as (ISTs):

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.



Enviar por e-mail Imprimir