24/03/2020 17h27 - Atualizado em 24/03/2020 18h34

Albergue de Aparecida terá mudança de local

Devido estado de calamidade pública pelo coronavírus, decretado pelo Governo Estadual, a Prefeitura de Aparecida decide, temporariamente, mudar o Albergue de local.

A Prefeitura Municipal, em conjunto com a Secretaria de Promoção Social, decidiu em meio a pandemia do novo coronavírus mudar o atendimento do Albergue Municipal João Maron. A medida em caráter emergencial visa ampliar o espaço de acolhimento aos moradores de rua da cidade. O novo local escolhido é a Escola Maria Aparecida da Encarnação, o MAE, no bairro da Ponte Alta.

“O objetivo desta medida é melhorar o atendimento aos moradores de rua e dar mais segurança a eles neste momento de pandemia. O novo local foi totalmente higienizado e preparado sem perigo de contaminação”, afirma o secretário de Promoção Social, Alexandre Dias.

Mensalmente o Albergue de Aparecida, mantido pela Secretaria de Promoção Social, oferece diariamente, alimentação, serviços de higiene e pernoite, e recebe cerca de 300 moradores de rua, muitos de outras cidades, que estão de passagem pelo município. Segundo o secretário, da cidade são 18 moradores cadastrados no sistema da secretaria.

O atendimento emergencial será realizado por 30 dias, sendo possível prorrogar por mais 30. Diante do Plano Emergencial definido pela pasta, a mudança acontece a partir desta quarta-feira (25). Em obediência ao decreto publicado na última segunda-feira (23), todas as recomendações da Vigilância Sanitária serão seguidas. A escola conta com três salas, sendo separadas da seguinte forma: feminino, masculino e apoio (caso haja superlotação).

“A Secretaria Municipal de Promoção Social junto à Secretaria de Saúde tem planejado orientar os moradores, sobre o atual problema mundial, com palestras. Além disso, os atendimentos nos CRAS e CREAS acontecem por telefone, exceto situação emergencial e sendo suspensas as visitas a domicílio”, conclui o secretário.

Larissa Diamantino

Albergue de Aparecida terá mudança de local